The International – Dota 2

Imagem

Novamente nesse ano acontecerá o torneio internacional de Dota 2, mais conhecido com The International e organizado pela própria produtora, a VALVe. O evento acontecerá em Seattle e contará com 16 times das mais diversas nacionalidades (infelizmente nenhum representante Brasileiro, mas quem sabe na próxima!). O torneio será dividido em duas partes: As preliminares que irão acontecer do dia 26 ao dia 28 de agosto e o evento principal do dia 31 de agosto até dia 1 de setembro.

Agora o porque desse post. A parte que merece atenção é justamente a estrutura e a importância que está sendo dada ao evento de um nicho tão específico, ele será realizado no glorioso Benaroya Hall e terá transmissões dignas de eventos esportivos internacionais, com mais de 20 comentaristas narrando as partidas em Inglês, Chinês e Russo. Os eSports ainda são vistos com muita descrença e de uma certa forma ridicularizados por muitos ainda, por exemplo se você chegar para seu pai hoje e falar que vai seguir carreira no CS muito provavelmente ele irá dar risada da sua cara, te dar uns tapas. Porém, com esse evento podemos estar observando algo histórico para os eSports em geral, nunca tivemos um valor de premiação tão alto em um evento do tipo chegando a impressionantes US$ 1,8 milhões, sendo US$ 1 milhão para o grande vencedor.

Esse sem dúvidas é o grande entrave para muitos que sonham em se dedicar 100% ao seu game favorito para chegar a níveis internacionais, o famoso “jogar video game não dá dinheiro”, entretanto não dá para não se empolgar vendo uma premiação tão alta. Sem dúvidas o amor ao game e a emoção ao participar de um evento dessa magnitude seriam suficientes para estimular os jogadores a se dedicar ao jogo, mas no final o dinheiro acaba sendo muito importante. Essa semana no episódio da GTTV tivemos a estréia do trailer de um documentário que a VALVe está fazendo sobre os pro-players de DOTA2, contando suas trajetórias e dificuldades em trilhar o caminho de ser um jogador profissional e um dos destaques do trailer é justamente o discurso da mãe de um dos jogadores, dizendo que o game destruiu a vida do filho, mas será mesmo?

O torneio veio para desmistificar essa idéia, o incentivo dado pela premiação é obviamente uma bela jogada de marketing para promover o jogo e alimentar os sonhos de muitos os iniciantes (e não tão iniciantes assim), mas também não deixa de ser aquele algo a mais que faltava para uma dedicação 100% dos times profissionais e isso é muito importante. Não há reconhecimento da sociedade em relação ao eSport como um esporte de fato, mesmo que a dedicação e esforço de muitos jogadores seja igual (ou até pior, vide os jogadores de Starcraft II) ao de atletas profissionais, porém parece-me que essa visão aos poucos está mudando.

Essa é a segunda edição do evento e tudo indica que essa não será a última. Que seja o exemplo a ser seguido e quem sabe um dia não teremos um games como esporte olímpico? Um sonho talvez, haha!

Você poderá acompanhar o evento através do client do Dota 2 ou através do aplicativo que está sendo disponibilizado para o usuários do Steam, para obtê-lo clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s