Dark Souls no PC e como um usuário fez o que a FROM SOFTWARE não fez

Ontem foi lançado o game Dark Souls para PC entitulada como “Prepare do Die” (prepare-se para morrer) que conta com alguns extras da versão dos consoles, como novas áreas e novos chefões. Porém nem tudo são flores, segundo a desenvolvedora o jogo além de rodar cravado em 30 fps ela seria capada em 720p e nada mais, isso foi um grande golpe para os entusiastas do game para a versão PC, gerando muita discussão e reclamação por parte dos que já haviam comprado o game mesmo não tendo sido lançado.

Eis que ontem, aproximadamente 30 minutos após o lançamento oficial do game no Steam um usuário da NeoGAF chamado Durante fez um fix que corrige esse problema no game, liberando a resolução que quiser e incluindo supersampling! Se o jogo parecia feio demais originalmente, rodando-o nativamente a impressão que fica após o patch é de total vislumbre, veja a comparação abaixo:

Fonte: NeoGAF

É brutal a diferença, com supersample fica mais gritante ainda. Além de fazer um grande favor a todos os gamers pode-se dizer que a grande ajuda foi dada à desenvolvedora do game, a FROM SOFTWARE. O patch se encontra na versão 0.3, mas o responsável por ele (Durante) promete mais surpresas por aí, quem sabe não teremos o Dark Souls rodando a 60 fps em um futuro próximo?

Por experiência própria e por ter dedicado mais de 100 horas ao game na versão PS3 eu lhes digo: Se tiverem interesse na versão PC, comprem. O jogo em si é fantástico (e difícil também), uma das grandes pérolas dessa geração e com esse patch promete ficar ainda melhor que as versões originais!

Uma pequena demonstração do game rodando nativamente em 1080p:

Patch

O patch DSfix versão 0.3 pode ser encontrada aqui: http://blog.metaclassofnil.com/?p=108

1. Configuração

Baixe o arquivo DSFix03 e descompacte o seu conteúdo na pasta que contém o executável DARKSOULS.exe. Para configurar basta abrir o arquivo DSfix.ini e modificar os parâmetros. Segue abaixo o que cada um dos parâmetros representa:

# internal rendering resolution of the game – Resolução interna do game, é a resolução que o Direct 3D irá rodar o jogo
renderWidth 1366 <– Largura
renderHeight 768 <– Altura

# texture filtering override – Filtro de Textura no jogo
# 0 = no change, 1 = enable supersampling by downscaling, 2 = full AF override (may degrade performance) – 0 = sem mudança, 1 = ativa o supersampling, 2 = troca totalmente as texturas para rodar na resolução desejada (pode degradar a performance, mas o resultado pode ser melhor visualmente)
filteringOverride 1

# Log level – 0 to 11, higher numbers mean more logging. Only enable for debugging – Frequência de registro de informações para debug (se não sabe o que é isso, não mexa)
logLevel 0

O resto dos parâmetros não está pronto para o uso, então não vale a pena detalhá-los aqui. O pulo do gato desse patch é o seguinte, se você tem um PC potente o suficiente você pode usar o super sampling. Funciona da seguinte maneira, você coloca uma resolução alta no DSfix.ini, como por exemplo 2560×1440 e no jogo 1080p, com isso o jogo originalmente está sendo renderizado em 2560×1440, porém o jogo redimenciona a imagem gerada para ficar em 1080p, resultando em uma qualidade melhor de imagem sem a necessidade de utilizar qualquer técnica de AA.

Importante: Desligue o Blur e o Anti Aliasing dentro do game para aproveitar o máximo desse patch.

E novamente, fiquem atentos ao blog do Durante, os fixes começaram a aparecer ontem e não vão parar de surgir tão cedo.

Update:

Resolvi atualizar esse post devido ao avanço do DSfix, que já se encontra na versão 1.4 (DSFix 1.4: http://blog.metaclassofnil.com/?p=219). As adições foram tantas que fica difícil listá-las todas aqui, mas eis uma prévia de todas elas:

A lista de modificações é impressionante, graficamente é outro jogo. Enfim, como já foi dito, a instalação segue os mesmos passos da instrução acima. Bom jogo a todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s