Project Eternity, pela Obsidian Entertainment e como o Kickstarter aos poucos está mudando a indústria

Hoje depois de muito suspense por parte da Obsidian foi lançado o kickstarter do novo RPG da empresa, chamado de Project Eternity. Será um RPG ‘old-school’ com, interface isométrica (como eram a maioria dos RPGs para PC de antigamente), ambientado em um mundo de fantasia em que você controlará um heroi dentro de uma ‘party’, ou grupo de aventureiros.

Para os não familiarizados, a Obsidian é uma empresa já velha de guerra no ramo dos games e muito famosa pelos seus títulos, tais como: Star Wars: KOTOR II, Neverwinter Nights II, Fallout: New Vegas e a mais recente empreitada, que ainda não foi lançada, o South Park: The Stick of TruthEntretanto alguns de seus membros fundadores Chris Avellone já trabalharam em jogos mais clássicos, como Planetscape: Torment e Fallout 2. Enfim, é uma empresa que tem seus méritos e já a muito tempo está consolidada no mercado, mas alguns de seus membros acharam que poderiam ir um pouco além.

Para ilustrar um pouco mais, a indústria dos games não é muito diferente de qualquer outra existente, a lógica é bem simples: Se a idéia é boa e há pessoas dispostas a comprar o jogo tudo bem, caso contrário ele nunca sairá do papel. Mesmo porque quem faz o investimento para a produção do jogo quer o retorno do mesmo e se possível algum lucro. Segundo a lógica de mercado é uma metodologia que faz sentido, mas no ponto de vista de quem tem uma idéia brilhante mas não é economicamente viável significa o último prego no caixão.

Eis que surgiu a não muito tempo atrás o site Kickstarter. A proposta do site é bem simples, você tem uma idéia de produto (serviço ou qualquer coisa que seja comercializável) e pede ajuda no site, estipula um valor para ser alcançado, diferentes recompensas para diversas quantidades de dinheiro que os usuários colocarão do no seu projeto e torce para que as arrecadações atinjam o estipulado. Caso alcance, só alegria, você pagará uma pequena porcentagem do valor arrecadado ao site e o resto vem direto para você, caso contrário não acontece nada, ou seja, os colaboradores não são cobrados e você não recebe nada. Agora, o porque de toda essa explicação: Independência de publishers.

Com o Kickstarter pequenos produtores estão recebendo incentivo para que seus games saiam do papel e as grandes produtoras tais como a Obsidian, estão encontrando nele a possibilidade de oferecer um tipo de jogo que provavelmente ninguém financiaria, mas que muitos jogadores tem a vontade de jogar. É a relação mais pura entre produção e consumo, os desenvolvedores oferecem um produto a ser desenvolvido e os proprios interessados em jogar o financiam, sem a presença de um terceiro elemento.

O sucesso do modelo é muito grande e os números falam por si só, eis a lista de todos os games que já foram financiados pelo Kickstarter: http://www.kickstarter.com/discover/categories/games/successful. O mais recente dos grandes que foram financiados se chama Planetary Annihilation, sucessor espiritual do Total Annihilation, cujo valor estipulado para ser bem sucedido era de US$900.000,00 e chegou a impressionantes US$2.200.000,00!

É impossível não sorrir vendo a comunidade tão engajada com esses projetos, junto com as possibilidades que o modelo poderá proporcionar a nós a longo prazo.

O que resta a dizer é: Vida longa ao Kickstarter!

PS: A página do Kickstarter do Project Eternity foi lançada hoje, com meta de 1,1 milhões de dolares e já atingiu 300 mil, só no tempo em que gastei escrevendo esse post ele pulou 50 mil de valor, alguém arrisca a dizer em quanto tempo eles irão atingir o valor estipulado? 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s