SteamBox, mais realidade do que ficção.

Depois da virada de ano e a CES (http://www.cesweb.org/) aí, abriu-se mais uma vez a temporada de especulações sobre os prováveis novos consoles e isso inevitavelmente inclui a provável tentativa da VALVe de entrar na esfera dos hardwares, o SteamBox.

Com o lançamento do Big Picture Mode, os rumores vindos desde a última E3 e os leaks ocasionais era quase certo de que o console estivesse sendo produzido, boato esse que finalmente se confirmou ontem, na entrevista com o Gabe Newell da VALVe para o The Verge. Segundo ele várias alternativas estão sendo estudadas, inclusive o lançamento de não só um modelo de console, mas três: “Bom”, “Ótimo” e “Melhor”. Sendo o “Bom” como uma alternativa para streaming (como o OnLive), e os outros 2 PCs completos. Em um artigo de sequência à entrevista com o Gabe o The Verge detalhou os possíveis preços para os modelos, sendo US$99 para o “Bom”, US$300 para o “Ótimo” e o “Melhor” sem definição de preço, sendo destinado ao público entusiasta.

Infelizmente ainda não foi dado muitos detalhes em relação as especificações de hardware, tudo que se sabe é que a VALVe está trabalhando com parceiras no ramo de hardware (NVIDIA) no desenvolvimento. Em relação ao sofware o OS que virá com o console será o Linux, mas segundo Gabe o console não irá impor restrições para aqueles que optarem por instalar um Windows.

Alguns protótipos do SteamBox apresentados para os jornalistas:

Prot1 Prot2 Prot3

Fonte: The Verge

Outro ponto interessante da entrevista é a menção de novas alternativas para os controles. Os controles de movimento que foram introduzidos pela Nintendo e Microsoft nessa última geração foram descartados, a aposta da empresa é no refinamento do controle tradicional, com a incorporação de sensores biométricos e possivelmente de uma trackball, o que poderia solucionar o problema de RTS nos consoles. De início para um pouco estranho o uso de trackball em controles, mas alternativas do tipo já existem no mercado e funcionam muito bem, tais como esse mod para o controle do XBox:

Imagem da idealização do controle:

Controle-SteamBox

Fonte: NeoGAF

Com todos esses detalhes e sabendo do capricho da VALVe com suas criações, parece ser muito bom para ser verdade. A questão é que ninguém sabe ao certo o que o SteamBox será, que a VALVe nos surpreenda.

Fontes:
1 http://www.theverge.com/2013/1/8/3852144/gabe-newell-interview-steam-box-future-of-gaming
2 http://www.theverge.com/2013/1/8/3852692/valve-linux-steam-box-local-gaming-server
3 http://www.neogaf.com/forum/showpost.php?p=46212861&postcount=84

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s